PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANEJAMENTO ANUAL – EDUCAÇÃO FÍSICA - 2014



OBJETIVOS:
              Proporcionar o acesso dos educandos às práticas da cultura corporal, sendo capazes de construir seu estilo pessoal e exercê-lo de forma crítica, para que essas práticas sejam instrumentos de transformação social.
Apreender a cultura corporal, compreendendo seu sentido/significado como parte da realidade social, conscientizando os educandos da necessidade de praticar atividades físicas e usufruir de seus benefícios.



pré ii – pré iii - 1 º ANO

Movimentos Fundamentais
         de EQUILÍBRIO
Movimentos Fundamentais
        de LOCOMOÇÃO
Movimentos Fundamentais
      de MANIPULAÇÃO
Inclinar
Caminhar
Arremessar
Alongar
Correr
Interceptar
Girar/virar
Pular
Chutar
Balançar
Saltar
Capturar
Rolamento Corporal
Saltitar
Golpear
Apoios invertidos
Deslizar
Quicar uma bola
Iniciar e finalizar
Guiar
Rolar uma bola
Parar


Esquivar-se


Equilibrar





CONTEÚDOS PERMANENTES:
1- Percepção
2- Cooperação
3- Categorias de Movimento: equilíbrio, locomoção e manipulação
4- Alongamento e descontração

EIXOS

CONTEÚDOS

TEMAS

OBJETIVOS
jogos

Jogos de corrida variada
Contrastes: longe/perto, rápido/lento;
Estrutura: convergir/divergir e perseguir/escapar
Correr em diferentes direções, sentidos, velocidades, ora fugindo, ora perseguindo e retornando.


Jogos em linha
Contrastes: para frente/para trás, direita/esquerda;
Estruturas: deslocamento do educando e do material; deslocamento do educando e material imóvel; deslocamento apenas do material;
Referência: direção e sentidos

Deslocar-se no espaço, percebendo a direção e o sentido, com e sem o uso de materiais.

Jogos em círculo
Contrastes: dentro/fora, centro/perímetro;
Estruturas: grandes círculos e pequenos círculos.
Apropriar-se de um espaço delimitado, que exige manutenção desse espaço no decorrer da atividade (que é o círculo).
GINÁSTICA

Rolamento corporal
·     Lateral
·     Para frente


Realizar o rolamento corporal, seguindo uma direção.

Equilíbrio
·     Equilíbrio estático
Manter a postura corpórea em níveis e planos. 
·     Equilíbrio dinâmico
Deslocar-se e parar, de diferentes modos, direções, posições do corpo no espaço.
RITMO E EXPRESSIVIDADE

Brinquedos cantados



·     Reprodução de movimentos

·     Criação de movimentos

Reproduzir corporalmente os movimentos característicos dos brinquedos cantados;
Criar novos movimentos.


Cantigas de roda

·     Reprodução de movimentos

·     Criação de movimentos

Reproduzir corporalmente os movimentos característicos das cantigas de roda;
Criar novos movimentos.

Expressão corporal


·      Imitação

Vivenciar e expressar através do corpo, sentimentos solicitados durante a atividade.
Cultura corporal e saúde



                                                                                                      


Posturas

(Hábitos Posturais)

                                                                    
  


·    Em pé, sentado, deitado;


Vivenciar diferentes posturas e quais as possibilidades de cada uma;

·         Carregar, levantar, suportar, pegar, transportar (objetos).
                                                                           

Vivenciar atividades que proporcionem o contato com os colegas, com objetos (materiais)







2 º ANO
CONTEÚDOS PERMANENTES:
1- Percepção
2- Cooperação
3- Categorias de movimento: equilíbrio, locomoção e manipulação
               4- Alongamento e descontração

EIXOS

CONTEÚDOS

TEMAS



OBJETIVOS
jogos

Jogos de corrida variada
Contrastes: longe/perto, rápido/lento;
Estrutura: convergir/divergir e perseguir/escapar
Correr em diferentes direções, sentidos, velocidades, ora fugindo, ora perseguindo e retornando.


Jogos em linha
Contrastes: para frente/para trás, direita/esquerda;
Estruturas: deslocamento do educando e do material; deslocamento do educando e material imóvel; deslocamento apenas do material;
Referência: direção e sentidos

Deslocar-se no espaço, percebendo a direção e o sentido, com e sem o uso de materiais.

Jogos em círculo
Contrastes: dentro/fora, centro/perímetro;
Estruturas: grandes círculos e pequenos círculos.
Apropriar-se de um espaço delimitado, que exige manutenção desse espaço no decorrer da atividade (que é o círculo).
GINÁSTICA





Rolamento corporal
·         Para frente;
·         Para trás;


Realizar o rolamento corporal, seguindo uma direção.

Equilíbrio
·         Estático (manutenção da postura).
Manter-se sobre: dois apoios; em dois apoios em níveis elevados, em um apoio, em um apoio e em nível elevado.

·         Dinâmico (manutenção da postura em situação de deslocamento).

Deslocar-se de diferentes modos, direções, posições do corpo no espaço, mantendo o corpo em equilíbrio.
RITMO E EXPRESSIVIDADE

Brinquedos cantados



·         Reprodução de movimentos
·         Criação de movimentos

Reproduzir corporalmente os movimentos característicos dos brinquedos cantados;
Criar novos movimentos.


Expressão corporal


·         Mímica
·         Dramatização

Expressar-se através da mímica.
Representar cenas do cotidiano.


 Cultura corporal e saúde



                                                                                                      


Vida Saudável


                                                                    



·           Atividade física


Compreender a necessidade da atividade física para ter saúde e estimular sua prática


Conhecer e identificar alimentos saudáveis e prejudiciais, estimulando o consumo dos alimentos saudáveis.















3 º ANO
CONTEÚDOS PERMANENTES:
1- Percepção
2- Cooperação
3- Categorias de Movimento: equilíbrio, locomoção e manipulação
4- Alongamento e descontração

EIXOS

CONTEÚDOS

TEMAS

OBJETIVOS
jogos

Jogos de corrida variada
Contrastes: longe/perto, rápido/lento;
Estrutura: convergir/divergir e perseguir/escapar
Correr em diferentes direções, sentidos, velocidades, ora fugindo, ora perseguindo e retornando.


Jogos em linha
Contrastes: para frente/para trás, direita/esquerda;
Estruturas: deslocamento do educando e do material; deslocamento do educando e material imóvel; deslocamento apenas do material;
Referência: direção e sentidos

Deslocar-se no espaço, percebendo a direção e o sentido, com e sem o uso de materiais.

Jogos em círculo
Contrastes: dentro/fora, centro/perímetro;
Estruturas: grandes círculos e pequenos círculos.
Apropriar-se de um espaço delimitado, que exige manutenção desse espaço no decorrer da atividade (que é o círculo).
GINÁSTICA

Rolamento corporal
·         Para frente grupado (iniciar e finalizar);
·         Para trás (iniciar e finalizar)

Realizar o rolamento corporal, seguindo uma direção.

Acréscimo de variações e dificuldades nos rolamentos

Capacidades
 físicas

·         Força
·         Velocidade
·         Resistência
·         Flexibilidade
·         Habilidade motora

Aplicar as capacidades físicas.



RITMO
E
EXPRESSIVIDADE

Expressão corporal


·         Imitação
·         Dramatização
·         Mímica
Representar papéis, através da imitação, dramatização e mímica.

Fundamentos
rítmicos



                         
·         Ritmo
·         Contagem do tempo musical
·                                 Associação do ritmo e movimento, sem e com deslocamento


Explorar diferentes ritmos, identificando as batidas fortes da música e realizando a contagem do tempo musical;

Associar movimentos ao ritmo proposto.
Cultura
corporal e
saúde



                                                                                                       


Conhecimento do corpo

                                                                    
  

·         Batimento cardíaco
·         Suor
·         Respiração(inspiração e                      expiração)
·         Respiração diafragmal


Realizar atividades que proporcionem o contato e conhecimento do seu corpo, como órgãos e funções.

Perceber as alterações provocadas pela atividade física.



4º ANO
CONTEÚDOS PERMANENTES:
1- Percepção
2- Cooperação
3- Categorias de Movimento: equilíbrio, locomoção e manipulação
               4- Alongamento e descontração
CONTEÚDO ESPECÍFICO PARA O 4º ANO
ATLETISMO
·         Corridas
·         Lançamentos
·         Saltos – altura e distância

EIXOS

CONTEÚDOS

TEMAS

OBJETIVOS
jogoS


Pré-esportivos

·         Handebol
·       Futsal/Futebol
·        Basquete
·        Vôlei

Introdução aos jogos, enfocando diferentes vivências, estimulando as habilidades motoras especializadas e a combinação de movimentos.
GINÁSTICA

Elementos da
 Ginástica

·         Combinação de movimentos corporais com aparelhos (arco, bolas, cordas, fitas)


Conhecer a modalidade e realizar movimentos específicos da ginástica, com e sem aparelhos.

Apoios Invertidos

·         Parada de mãos com auxílio
·         Roda/estrela

Manter o equilíbrio em apoios invertidos.

RITMO E EXPRESSIVIDADE



Dança






·         Formações corporais
·         Níveis - planos - deslocamentos
·         Colunas, fileiras, círculos e criação



Aplicar as formações corporais na dança, em variados planos, níveis, com materiais, em deslocamentos e posturas corpóreas. 

Cultura
corporal e
saúde


Estrutura
Muscular e
Óssea                                                                  

·       Como o corpo se movimenta (estrutura muscular e óssea)


Entender como o corpo se movimenta, a participação dos ossos e músculos nesse processo.
                                                                    

Primeiros

Socorros


 

Orientação e procedimentos:
·         Acidentes cotidianos;
·         Mordidas, picadas e cortes;

·         Durante atividade física.



Conhecer os procedimentos básicos e necessários em casos de acidentes simples.



5º ANO
CONTEÚDOS PERMANENTES:
1- Percepção
2- Cooperação
3- Categorias de Movimento: equilíbrio, locomoção e manipulação
               4- Alongamento e descontração
CONTEÚDO ESPECÍFICO PARA O 5º ANO
ATLETISMO
·         Corridas
·         Lançamentos
·         Saltos – altura e distância

EIXOS

CONTEÚDOS

TEMAS

OBJETIVOS
jogoS


Pré-esportivos

·         Handebol
·       Futsal/Futebol
·        Basquete
·        Vôlei

Introdução aos jogos, enfocando diferentes vivências, estimulando as habilidades motoras especializadas e a combinação de movimentos.
GINÁSTICA

Elementos da
 Ginástica

·         Combinação de movimentos corporais com aparelhos (arco, bolas, cordas, fitas)


Conhecer a modalidade e realizar movimentos específicos da ginástica, com e sem aparelhos.

Apoios Invertidos

·         Parada de três apoios com auxilio.
·         Parada de mão
Experimentar a prática de atividades, com apoios invertidos, exigindo maior controle corporal.

RITMO E EXPRESSIVIDADE



Dança






·         Estilos musicais
·         Danças folclóricas.



Conhecer e entender a participação e influencia da música, ritmo, dança e práticas na sociedade, objetivando uma prática consciente e com possibilidade de transformação pessoal e social.

Cultura
corporal e
saúde

Pressupostos teóricos da cultura corporal e saúde.                           

·       Estimular o conhecimento do corpo, como meio para compreensão da importância da prática da atividade física para obter saúde e bem estar, evitando modismos, e padrões estabelecidos, que contribuem para hábitos errados

Realizar a atividade física e observar/sentir as mudanças mudadas no corpo e compreender a importância dessa prática para a saúde, tendo, com isto, possibilidade de mudar seus hábitos e influencia o meio onde vive, sendo, assim, agente de transformação social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário