PLANEJAMENTO ANUAL – EDUCAÇÃO FÍSICA -
2014
OBJETIVOS:
Proporcionar
o acesso dos educandos às práticas da cultura corporal, sendo capazes de
construir seu estilo pessoal e exercê-lo de forma crítica, para que essas
práticas sejam instrumentos de transformação social.
Apreender a cultura corporal,
compreendendo seu sentido/significado como parte da realidade social,
conscientizando os educandos da necessidade de praticar atividades físicas e
usufruir de seus benefícios.
pré ii – pré iii - 1
º ANO
Movimentos Fundamentais
de EQUILÍBRIO
|
Movimentos Fundamentais
de LOCOMOÇÃO
|
Movimentos Fundamentais
de MANIPULAÇÃO
|
Inclinar
|
Caminhar
|
Arremessar
|
Alongar
|
Correr
|
Interceptar
|
Girar/virar
|
Pular
|
Chutar
|
Balançar
|
Saltar
|
Capturar
|
Rolamento Corporal
|
Saltitar
|
Golpear
|
Apoios invertidos
|
Deslizar
|
Quicar uma bola
|
Iniciar e finalizar
|
Guiar
|
Rolar uma bola
|
Parar
|
||
Esquivar-se
|
||
Equilibrar
|
CONTEÚDOS PERMANENTES:
1-
Percepção
2-
Cooperação
3-
Categorias de Movimento: equilíbrio, locomoção e manipulação
4- Alongamento e
descontração
EIXOS
|
CONTEÚDOS
|
TEMAS
|
OBJETIVOS
|
jogos
|
Jogos de corrida variada
|
Contrastes:
longe/perto, rápido/lento;
Estrutura:
convergir/divergir e perseguir/escapar
|
Correr em diferentes direções, sentidos, velocidades, ora
fugindo, ora perseguindo e retornando.
|
Jogos em linha
|
Contrastes:
para frente/para trás, direita/esquerda;
Estruturas:
deslocamento do educando e do material; deslocamento do educando
e material imóvel; deslocamento apenas do material;
Referência:
direção e sentidos
|
Deslocar-se no espaço, percebendo a direção e o sentido, com e sem
o uso de materiais.
|
|
Jogos em círculo
|
Contrastes:
dentro/fora, centro/perímetro;
Estruturas:
grandes círculos e pequenos círculos.
|
Apropriar-se de um espaço delimitado, que exige manutenção desse
espaço no decorrer da atividade (que é o círculo).
|
|
GINÁSTICA
|
Rolamento corporal
|
· Lateral
· Para
frente
|
Realizar
o rolamento corporal, seguindo uma direção.
|
Equilíbrio
|
· Equilíbrio
estático
|
Manter a postura corpórea em níveis e planos.
|
|
· Equilíbrio
dinâmico
|
Deslocar-se e parar, de diferentes modos, direções, posições do
corpo no espaço.
|
||
RITMO E EXPRESSIVIDADE
|
Brinquedos cantados
|
· Reprodução
de movimentos
· Criação
de movimentos
|
Reproduzir corporalmente os movimentos característicos dos
brinquedos cantados;
Criar novos movimentos.
|
Cantigas de roda
|
· Reprodução
de movimentos
· Criação
de movimentos
|
Reproduzir corporalmente os movimentos característicos das
cantigas de roda;
Criar novos movimentos.
|
|
Expressão corporal
|
· Imitação
|
Vivenciar e expressar através do corpo, sentimentos solicitados
durante a atividade.
|
|
Cultura corporal e
saúde
|
Posturas
(Hábitos Posturais)
|
· Em pé, sentado, deitado;
|
Vivenciar diferentes posturas e
quais as possibilidades de cada uma;
|
·
Carregar, levantar, suportar, pegar,
transportar (objetos).
|
Vivenciar atividades que
proporcionem o contato com os colegas, com objetos (materiais)
|
2 º ANO
CONTEÚDOS PERMANENTES:
1-
Percepção
2-
Cooperação
3-
Categorias de movimento: equilíbrio, locomoção e manipulação
4- Alongamento e descontração
EIXOS
|
CONTEÚDOS
|
TEMAS
|
OBJETIVOS
|
||
jogos
|
Jogos de corrida variada
|
Contrastes:
longe/perto, rápido/lento;
Estrutura:
convergir/divergir e perseguir/escapar
|
Correr em diferentes direções, sentidos, velocidades, ora
fugindo, ora perseguindo e retornando.
|
||
Jogos em linha
|
Contrastes:
para frente/para trás, direita/esquerda;
Estruturas:
deslocamento do educando e do material; deslocamento do educando
e material imóvel; deslocamento apenas do material;
Referência:
direção e sentidos
|
Deslocar-se no espaço, percebendo a direção e o sentido, com e
sem o uso de materiais.
|
|||
Jogos em círculo
|
Contrastes:
dentro/fora, centro/perímetro;
Estruturas:
grandes círculos e pequenos círculos.
|
Apropriar-se de um espaço delimitado, que exige manutenção desse
espaço no decorrer da atividade (que é o círculo).
|
|||
GINÁSTICA
|
Rolamento corporal
|
·
Para frente;
·
Para trás;
|
Realizar o rolamento corporal, seguindo uma direção.
|
||
Equilíbrio
|
·
Estático (manutenção da postura).
|
Manter-se sobre: dois apoios; em dois apoios em níveis elevados,
em um apoio, em um apoio e em nível elevado.
|
|||
·
Dinâmico (manutenção da postura em situação de deslocamento).
|
Deslocar-se de diferentes modos, direções, posições do corpo no
espaço, mantendo o corpo em equilíbrio.
|
||||
RITMO E EXPRESSIVIDADE
|
Brinquedos cantados
|
·
Reprodução de movimentos
·
Criação de movimentos
|
Reproduzir corporalmente os movimentos característicos dos
brinquedos cantados;
Criar novos movimentos.
|
||
Expressão corporal
|
·
Mímica
·
Dramatização
|
Expressar-se através da mímica.
Representar cenas do cotidiano.
|
|||
Cultura corporal e saúde
|
Vida Saudável
|
·
Atividade física
|
Compreender a necessidade da atividade física para ter saúde e
estimular sua prática
|
||
Conhecer e identificar alimentos saudáveis e prejudiciais,
estimulando o consumo dos alimentos saudáveis.
|
|||||
3 º
ANO
|
|||
CONTEÚDOS PERMANENTES:
1- Percepção
2-
Cooperação
3-
Categorias de Movimento: equilíbrio, locomoção e manipulação
4-
Alongamento e descontração
|
|||
EIXOS
|
CONTEÚDOS
|
TEMAS
|
OBJETIVOS
|
jogos
|
Jogos de corrida variada
|
Contrastes:
longe/perto, rápido/lento;
Estrutura:
convergir/divergir e perseguir/escapar
|
Correr em diferentes direções, sentidos, velocidades, ora
fugindo, ora perseguindo e retornando.
|
Jogos em linha
|
Contrastes:
para frente/para trás, direita/esquerda;
Estruturas:
deslocamento do educando e do material; deslocamento do educando
e material imóvel; deslocamento apenas do material;
Referência:
direção e sentidos
|
Deslocar-se no espaço, percebendo a direção e o sentido, com e
sem o uso de materiais.
|
|
Jogos em círculo
|
Contrastes:
dentro/fora, centro/perímetro;
Estruturas:
grandes círculos e pequenos círculos.
|
Apropriar-se de um espaço delimitado, que exige manutenção desse
espaço no decorrer da atividade (que é o círculo).
|
|
GINÁSTICA
|
Rolamento corporal
|
·
Para frente grupado (iniciar e finalizar);
·
Para trás (iniciar e finalizar)
|
Realizar o rolamento corporal, seguindo uma direção.
Acréscimo de variações e dificuldades nos rolamentos
|
Capacidades
físicas
|
·
Força
·
Velocidade
·
Resistência
·
Flexibilidade
·
Habilidade motora
|
Aplicar as capacidades físicas.
|
|
RITMO
E
EXPRESSIVIDADE
|
Expressão
corporal
|
·
Imitação
·
Dramatização
·
Mímica
|
Representar papéis, através da imitação, dramatização e mímica.
|
Fundamentos
rítmicos
|
·
Ritmo
·
Contagem do tempo musical
·
Associação do ritmo e movimento, sem e com
deslocamento
|
Explorar diferentes ritmos, identificando as batidas fortes da
música e realizando a contagem do tempo musical;
Associar movimentos ao ritmo proposto.
|
|
Cultura
corporal e
saúde
|
Conhecimento
do corpo
|
·
Batimento cardíaco
·
Suor
·
Respiração(inspiração e expiração)
·
Respiração diafragmal
|
Realizar atividades que
proporcionem o contato e conhecimento do seu corpo, como órgãos e funções.
Perceber as alterações
provocadas pela atividade física.
|
4º ANO
CONTEÚDOS PERMANENTES:
1-
Percepção
2-
Cooperação
3-
Categorias de Movimento: equilíbrio, locomoção e manipulação
4- Alongamento e descontração
CONTEÚDO ESPECÍFICO PARA O 4º ANO
|
|||
ATLETISMO
·
Corridas
·
Lançamentos
·
Saltos – altura e distância
|
|||
EIXOS
|
CONTEÚDOS
|
TEMAS
|
OBJETIVOS
|
jogoS
|
Pré-esportivos
|
·
Handebol
· Futsal/Futebol
· Basquete
· Vôlei
|
Introdução aos jogos, enfocando diferentes vivências,
estimulando as habilidades motoras especializadas e a combinação de
movimentos.
|
GINÁSTICA
|
Elementos da
Ginástica
|
·
Combinação de movimentos corporais com
aparelhos (arco, bolas, cordas, fitas)
|
Conhecer a modalidade e realizar movimentos específicos da
ginástica, com e sem aparelhos.
|
Apoios Invertidos
|
·
Parada de mãos com auxílio
·
Roda/estrela
|
Manter o equilíbrio em apoios invertidos.
|
|
RITMO E EXPRESSIVIDADE
|
Dança
|
·
Formações corporais
·
Níveis - planos - deslocamentos
·
Colunas, fileiras, círculos e criação
|
Aplicar as formações corporais na dança, em variados planos,
níveis, com materiais, em deslocamentos e posturas corpóreas.
|
Cultura
corporal e
saúde
|
Estrutura
Muscular e
Óssea
|
· Como o
corpo se movimenta (estrutura muscular e óssea)
|
Entender como o corpo se
movimenta, a participação dos ossos e músculos nesse processo.
|
Primeiros
Socorros
|
Orientação e procedimentos:
·
Acidentes cotidianos;
·
Mordidas, picadas e cortes;
·
Durante atividade
física.
|
Conhecer os procedimentos
básicos e necessários em casos de acidentes simples.
|
5º ANO
CONTEÚDOS PERMANENTES:
1-
Percepção
2-
Cooperação
3-
Categorias de Movimento: equilíbrio, locomoção e manipulação
4- Alongamento e descontração
CONTEÚDO ESPECÍFICO PARA O 5º ANO
|
|||
ATLETISMO
·
Corridas
·
Lançamentos
·
Saltos – altura e distância
|
|||
EIXOS
|
CONTEÚDOS
|
TEMAS
|
OBJETIVOS
|
jogoS
|
Pré-esportivos
|
·
Handebol
· Futsal/Futebol
· Basquete
· Vôlei
|
Introdução aos jogos, enfocando diferentes vivências,
estimulando as habilidades motoras especializadas e a combinação de
movimentos.
|
GINÁSTICA
|
Elementos da
Ginástica
|
·
Combinação de movimentos corporais com
aparelhos (arco, bolas, cordas, fitas)
|
Conhecer a modalidade e realizar movimentos específicos da
ginástica, com e sem aparelhos.
|
Apoios Invertidos
|
·
Parada de três apoios com auxilio.
·
Parada de mão
|
Experimentar a prática de atividades, com apoios invertidos,
exigindo maior controle corporal.
|
|
RITMO E EXPRESSIVIDADE
|
Dança
|
·
Estilos musicais
·
Danças folclóricas.
|
Conhecer e entender a participação e influencia da música,
ritmo, dança e práticas na sociedade, objetivando uma prática consciente e
com possibilidade de transformação pessoal e social.
|
Cultura
corporal e
saúde
|
Pressupostos teóricos da cultura corporal e saúde.
|
· Estimular
o conhecimento do corpo, como meio para compreensão da importância da prática
da atividade física para obter saúde e bem estar, evitando modismos, e
padrões estabelecidos, que contribuem para hábitos errados
|
Realizar a atividade física e
observar/sentir as mudanças mudadas no corpo e compreender a importância
dessa prática para a saúde, tendo, com isto, possibilidade de mudar seus
hábitos e influencia o meio onde vive, sendo, assim, agente de transformação
social.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário