PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE - 2014 - 3º ANO
PORTUGUÊS
Gêneros textuais:
TIPOLOGIA
PRESCREVER AÇÕES
-Lista(R)
Tipologia
Narrar
- Trava –
língua (R)
Tipologia
Relatar
Bilhete(TC)
Leitura, oralidade e escrita:
-
Reconhecimento de diversos textos, considerando diferentes possibilidades;
-
Interpretação de formas variadas de representação( pintura, desenho, etc.)
-
Participação de exposições orais, elaborando questões, respondendo, etc.)
- Reprodução
oral de idéias;
-
Reconhecimento das letras do alfabeto;
-
Caracterização gráfica;
- Distinção
entre letras e símbolos;
- Formação de
sílabas simples e complexas;
- Segmentação
de palavras;
- Ortografia;
-
Vocabulário;
- Substantivo
(próprio e comum), Adjetivo, Encontro Vocálico, Encontro Consonantal;
Produção oral e escrita:
- Clareza e
coerência;
- Unidade
temática;
- Informações
completas;
- Idéias bem
desenvolvidas;
- Sequência
cronológica;
- Pontuação;
- Acentuação;
-
Paragrafação;
-
Legibilidade do texto
- Sequência
lógica;
- Idéias sem
contradição;
- Idéias sem
ambigüidade;
- Informações
não redundantes;
- Título;
-
Consistência;
-
Objetividade;
MATEMÁTICA
Números e operações:
-
Agrupamentos e trocas com diferentes bases;
- Sistema de
numeração decimal, (organização);
- Valor
posicional: unidade, dezena, centena e registro de quantidades;
- Composição
e decomposição de números;
- Seriação:
sucessor, antecessor, ordem crescente e decrescente, pares e ímpares;
- Operações
de adição e subtração;
Medidas, Valores:
-
Identificação e utilização de cédulas e moedas;
- Composição
e decomposição de valores;
Geometria:
- Exploração
espacial em relação a objetos e locais: rua, bairro, cidade, estado, país e
planeta;
- Comparação
entre as formas geométricas encontradas na natureza e os objetos construídos
pelo homem;
- Estabelecer
as relações entre os sólidos geométricos e as figuras planas;
HISTÓRIA
- A vida como pressuposto fundamental;
- A vida dos
vegetais e dos animais;
- A vida
humana em sua especificidade;
- O trabalho
enquanto especificidade humana;
- Diferentes
formas de trabalho e organização;
- Importância
do trabalho;
- O trabalho
ontem e hoje;
GEOGRAFIA
Formação de conceitos de espaço e
tempo:
- Noções de
espaço (orientação e localização); (I)
-
Centralização e descentralização; lateralidade: direita e esquerda;
inclusão/continuidade; vizinhança; separação: ordem/sucessão, envolvimento e
continuidade;
- O espaço
local – lugar em que vive( localidade);
- Direções
Cardeais:
a) a partir
do corpo como referência: perto/longe; dentro/fora; acima/abaixo/ao lado;
b) a partir
do lugar que ocupa na sala de aula, na escola, na sua casa, no bairro;
c) a partir
de outros pontos de referência no caminho casa/ escola e do bairro;
- o bairro
como local de referência em relação a outros bairros e ao centro;
- o local, na
cidade/ município, no estado, no país e no mundo.
Noções de tempo:
-
Contextualização temporal dos espaços/ fenômenos ( inserção histórica dos
espaços produzidos ( escola, bairro, cidade);
- Aplicação
dos conceitos de tempo: linha de tempo da escola, do bairro e da cidade;
CIÊNCIAS
Noções de astronomia:
- Fonte de calor:
- Aquecimento da terra;
-Saúde e melhoria da qualidade de
vida:
- Efeitos da radiação do sol:
-
queimaduras, insolação, câncer de pele,necessidades de auxílio profissional
médico;
- clima e
trabalho: cuidados adequados a cada modalidade de trabalho;
- vestimentas
adequadas;
- utilização
da proteção adequada;
Higiene
corporal e doenças causadas pela falta de higiene.
ARTE
Elementos Formais: Forma:
- Proporção: tamanho
- Posição:
longe/perto, embaixo/em cima, central/ lateral;
- Formas
geométricas;
- Desenho
livre;
- Desenho
dirigido
ENSINO RELIGIOSO
- Campanha
da fraternidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário