PLANEJAMENTO 3º ANO

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE - 2014 - 3º ANO


PORTUGUÊS

Gêneros textuais:

TIPOLOGIA PRESCREVER AÇÕES
-Lista(R)

Tipologia Narrar
- Trava – língua (R)

Tipologia Relatar
Bilhete(TC)

Leitura, oralidade e escrita:
- Reconhecimento de diversos textos, considerando diferentes possibilidades;
- Interpretação de formas variadas de representação( pintura, desenho, etc.)
- Participação de exposições orais, elaborando questões, respondendo, etc.)
- Reprodução oral de idéias;
- Reconhecimento das letras do alfabeto;
- Caracterização gráfica;
- Distinção entre letras e símbolos;
- Formação de sílabas simples e complexas;
- Segmentação de palavras;
- Ortografia;
- Vocabulário;
- Substantivo (próprio e comum), Adjetivo, Encontro Vocálico, Encontro Consonantal;

Produção oral e escrita:
- Clareza e coerência;
- Unidade temática;
- Informações completas;
- Idéias bem desenvolvidas;
- Sequência cronológica;
- Pontuação;
- Acentuação;
- Paragrafação;
- Legibilidade do texto
- Sequência lógica;
- Idéias sem contradição;
- Idéias sem ambigüidade;
- Informações não redundantes;
- Título;
- Consistência;
- Objetividade;

MATEMÁTICA 

Números e operações:
- Agrupamentos e trocas com diferentes bases;
- Sistema de numeração decimal, (organização);
- Valor posicional: unidade, dezena, centena e registro de quantidades;
- Composição e decomposição de números;
- Seriação: sucessor, antecessor, ordem crescente e decrescente, pares e ímpares;
- Operações de adição e subtração;

Medidas, Valores:
- Identificação e utilização de cédulas e moedas;
- Composição e decomposição de valores;

Geometria:
- Exploração espacial em relação a objetos e locais: rua, bairro, cidade, estado, país e planeta;
- Comparação entre as formas geométricas encontradas na natureza e os objetos construídos pelo homem;
- Estabelecer as relações entre os sólidos geométricos e as figuras planas;

HISTÓRIA

- A vida como pressuposto fundamental;
- A vida dos vegetais e dos animais;
- A vida humana em sua especificidade;
- O trabalho enquanto especificidade humana;
- Diferentes formas de trabalho e organização;
- Importância do trabalho;
- O trabalho ontem e hoje;


GEOGRAFIA

Formação de conceitos de espaço e tempo:

- Noções de espaço (orientação e localização); (I)
- Centralização e descentralização; lateralidade: direita e esquerda; inclusão/continuidade; vizinhança; separação: ordem/sucessão, envolvimento e continuidade;
- O espaço local – lugar em que vive( localidade);
- Direções Cardeais:
a) a partir do corpo como referência: perto/longe; dentro/fora; acima/abaixo/ao lado;
b) a partir do lugar que ocupa na sala de aula, na escola, na sua casa, no bairro;
c) a partir de outros pontos de referência no caminho casa/ escola e do bairro;
- o bairro como local de referência em relação a outros bairros e ao centro;
- o local, na cidade/ município, no estado, no país e no mundo.

Noções de tempo:
- Contextualização temporal dos espaços/ fenômenos ( inserção histórica dos espaços produzidos ( escola, bairro, cidade);

- Aplicação dos conceitos de tempo: linha de tempo da escola, do bairro e da cidade;


CIÊNCIAS

Noções de astronomia:
- Fonte de calor:
- Aquecimento da terra;

-Saúde e melhoria da qualidade de vida:
- Efeitos da radiação do sol:
- queimaduras, insolação, câncer de pele,necessidades de auxílio profissional médico;
- clima e trabalho: cuidados adequados a cada modalidade de trabalho;
- vestimentas adequadas;
- utilização da proteção adequada;
Higiene corporal e doenças causadas pela falta de higiene.

ARTE

Elementos Formais:  Forma:
- Proporção: tamanho
- Posição: longe/perto, embaixo/em cima, central/ lateral;
- Formas geométricas;
- Desenho livre;
- Desenho dirigido

ENSINO RELIGIOSO

- Campanha da fraternidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário