PLANEJAMENTO 1º ANO

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE – 2014 - 1º ANO

Língua Portuguesa:
- Aspectos Tipológicos predominante: NARRAR
  • Gêneros Textuais
- Cantiga;(I T)
- Quadrinha;(I T)
-Conto de fadas (F)

 RELATAR
-Relato de experiência vivida;(F)
-Registro de nascimento.(F)

Conteúdos curriculares

EIXO:CULTURA  DA  ESCRITA
-Reconhecimento  de  espaços  de  leitura.(IT)
-Reconhecimento  de  formas de aquisição e acesso a texto.(IT)
-Reconhecimento de espaços de manutenção,preservação,distribuição e venda de material escrito.(IT)
-Reconhecimento de instrumentos e tecnologias utilizados para o registro.(desde o lápis  até computador)(IT)

EIXO:LEITURA
-Leitura de diferentes gêneros textuais (professor/aluno)(IT)
-Interpretação de formas variadas de representação.(mímica,desenho,dramatização,pintura entre outros.(partindo do gênero trabalhado)(IT)

EIXO:ORALIDADE
-Reprodução e síntese oral das idéias.(F I )
-Contexto de produção.(F I)
-Oralidade e variação linguística.(F I )

EIXO:APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
-Distinção entre os símbolos da escrita e outros grafismos.(ITC)
-Reconhecimento das letras do alfabeto como sistema de representação gráfica.(ITC)
-Conhecimento da direção convencional da escrita.(ITC)

EIXO:PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
-Produção (oral ou escrita coletiva)de texto considerando o Gênero trabalhado e sua função.(IT)

EIXO:ANÁLISE LINGUÍSTICA
-Uso do traçado legível(I)
-Direção correta da escrita.(I)



Matemática -0  a  10  durante o ano.

NÚMERO E OPERAÇÕES
-Função social do número/numeral.(para que serve)
-Função do número/numeral.(ordenar,contar,medir e codificar)
- Significado de: classificação, seriação, seqüência, inclusão de classes e conservação.
-Conceito de reversibilidade.
-Quantificadores ;um,nenhum,alguns/o que tem mais, menos,mesma quantidade,sucessor e antecessor.
-Composição e decomposição do número e registro da quantidade trabalhada.
-Relação número/numeral.
-Significado de número racional/metade.
- Diferentes possibilidades de registro de quantidades.
IDEIAS OPERATÓRIAS
-Significado das operações: adição –aditiva e subtração sbtrativa.

GEOMETRIA
- Exploração e localização dos espaços próximos; (sala, escola, vizinhança) tendo como referência o próprio corpo.
- Medida – tempo
         Duração e sequência temporal.

 História
O EDUCANDO E O CONTEXTO FAMILIAR – VIDA/ TRABALHO/RELAÇÕES PRÓXIMAS
-Nome (eu)
-Nomes na natureza
-Sobrenome: grupo familiar

Geografia
FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE ESPAÇO E TEMPO
-Noções de Espaço
         Orientação e localização; partindo do próprio corpo.
         O espaço da sala de aula.
         O espaço da escola.

Ciências
NOÇÕES DE ASTRONOMIA:
-Sol – fonte primária de energia e sua importância para saúde do homem.
-Terra – movimentos
-Relação homem e meio (necessidades) clima (estações do ano)

Artes
-Artes Visuais
         Cor
-Teatro
     PERSONAGEM
         Expressão facial, corporal e gestual.

      REPRESENTAÇÃO
         Mímica

- Música
         Som produzido pela natureza e pelo homem.

Ensino Religioso
-Quem sou eu?
         Saber viver em paz consigo e com os outros.
         Saber viver com as diferenças.



CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário