PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE – 2014 - 1º ANO
Língua Portuguesa:
- Aspectos Tipológicos predominante: NARRAR
- Gêneros Textuais
- Cantiga;(I T)
- Quadrinha;(I T)
-Conto de fadas (F)
RELATAR
-Relato de experiência vivida;(F)
-Registro de nascimento.(F)
Conteúdos
curriculares
EIXO:CULTURA DA ESCRITA
-Reconhecimento
de espaços de
leitura.(IT)
-Reconhecimento
de formas de aquisição e acesso a
texto.(IT)
-Reconhecimento de espaços de manutenção,preservação,distribuição
e venda de material escrito.(IT)
-Reconhecimento de instrumentos e tecnologias utilizados
para o registro.(desde o lápis até
computador)(IT)
EIXO:LEITURA
-Leitura de diferentes gêneros textuais
(professor/aluno)(IT)
-Interpretação de formas variadas de
representação.(mímica,desenho,dramatização,pintura entre outros.(partindo do
gênero trabalhado)(IT)
EIXO:ORALIDADE
-Reprodução e síntese oral das idéias.(F I )
-Contexto de produção.(F I)
-Oralidade e variação linguística.(F I )
EIXO:APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
-Distinção entre os símbolos da escrita e outros
grafismos.(ITC)
-Reconhecimento das letras do alfabeto como sistema de
representação gráfica.(ITC)
-Conhecimento da direção convencional da escrita.(ITC)
EIXO:PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
-Produção (oral ou escrita coletiva)de texto considerando o
Gênero trabalhado e sua função.(IT)
EIXO:ANÁLISE LINGUÍSTICA
-Uso do traçado legível(I)
-Direção correta da escrita.(I)
Matemática -0 a
10 durante o ano.
NÚMERO E OPERAÇÕES
-Função social do número/numeral.(para que serve)
-Função do número/numeral.(ordenar,contar,medir e codificar)
- Significado de: classificação, seriação, seqüência,
inclusão de classes e conservação.
-Conceito de reversibilidade.
-Quantificadores ;um,nenhum,alguns/o que tem mais,
menos,mesma quantidade,sucessor e antecessor.
-Composição e decomposição do número e registro da
quantidade trabalhada.
-Relação número/numeral.
-Significado de número racional/metade.
- Diferentes possibilidades de registro de quantidades.
IDEIAS OPERATÓRIAS
-Significado das operações: adição –aditiva e subtração
sbtrativa.
GEOMETRIA
- Exploração e localização dos espaços próximos; (sala,
escola, vizinhança) tendo como referência o próprio corpo.
- Medida – tempo
•
Duração e sequência temporal.
História
O EDUCANDO E O CONTEXTO FAMILIAR – VIDA/ TRABALHO/RELAÇÕES PRÓXIMAS
-Nome (eu)
-Nomes na natureza
-Sobrenome: grupo familiar
Geografia
FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE ESPAÇO E TEMPO
-Noções de Espaço
•
Orientação e localização; partindo do próprio corpo.
•
O espaço da sala de aula.
•
O espaço da escola.
Ciências
NOÇÕES DE ASTRONOMIA:
-Sol – fonte primária de energia e sua importância para
saúde do homem.
-Terra – movimentos
-Relação homem e meio (necessidades) clima (estações do ano)
Artes
-Artes Visuais
•
Cor
-Teatro
PERSONAGEM
•
Expressão facial, corporal e gestual.
REPRESENTAÇÃO
•
Mímica
- Música
•
Som produzido pela natureza e pelo homem.
Ensino Religioso
-Quem sou eu?
•
Saber viver em paz consigo e com os outros.
•
Saber viver com as diferenças.
CAMPANHA DA
FRATERNIDADE
Nenhum comentário:
Postar um comentário